Mensagem do Bastonário

Discurso de tomada de posse

Candidato a Bastonário – Feliciano Dias, Membro 283

Discurso de tomada de posse

Candidato a Bastonário – Feliciano Dias, Membro 283

Boa Tarde,

Senhores Membros do Governo da República de Moçambique,

Senhora Presidente Interina da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Engenheiros de Moçambique,

Ilustres Bastonários da Ordem dos Engenheiros de Moçambique,

Ilustres membros da OrdEM,

Distintos convidados que nos acompanham pelas redes sociais,

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Ao iniciar a minha alocução, permitam-me que através dos Bastonários que me antecederam, agradecer a todos os colegas que fizeram parte dos vários elencos da OrdEM desde a sua criação, pelo trabalho realizado, ao longo dos quase 20 anos de existência da nossa agremiação, a mais antiga ordem profissional de Moçambique. Temos consciência plena do caminho trilhado e dos esforços que cada um dos que nos antecederam envidou para que hoje estivéssemos neste estágio.

Com efeito, a OrdEM tem hoje mais de 5 mil membros espalhados pelo país e alguns membros a cumprir missões no exterior, 10 membros colectivos, um edifício próprio, núcleos provinciais em Sofala e Manica e Comissões instaladoras em Inhambane, Zambézia, Tete e Nampula.

Para os mais cépticos, o trabalho realizado pela OrdEM poderá ser classificado como tendo sido pouco. Contudo, quem tem acompanhado as actividades da OrdEM nestas duas décadas de existência, jamais deixará de registar o crescimento em condições difíceis da nossa agremiação, graças ao esforço dos seus associados e seus membros eleitos para os vários conselhos directivos.

O slogan que escolhemos para o nosso mandato – “Por uma OrdEM Forte, Inclusiva, Dinâmica e na Vanguarda do Desenvolvimento do País” pretende dar, à nossa OrdEM, a dimensão que ela merece, pois, a Engenharia é o motor de desenvolvimento de qualquer país. Apenas com uma Engenharia forte poderemos atingir os propósitos de desenvolvimento que almejamos para a nossa pátria amada.

Defendemos uma OrdEM inclusiva e presente em todo o país, para que todos os membros se sintam nela representados.

Como tivemos oportunidade de partilhar ao longo do período de campanha, neste mandato que hoje iniciamos, as nossas acções serão desenvolvidas baseadas em 5 pilares, nomeadamente:

  1. i) Consolidação da OrdEM;
  2. ii) Estabelecimento ou fortalecimento de parcerias com as autoridades governamentais e privadas;
  • iii) Modernização da Gestão de Membros e Serviços prestados ao engenheiro;
  1. iv) Elevação dos índices de transparência e de equidade na gestão dos recursos da organização; e,
  2. v) Promoção de inovação e empreendedorismo no seio dos Membros.

Minhas Senhoras, Meus Senhores,

Estimados colegas,

A prevalência, a nível global, da pandemia que nos impões restrições sem paralelo, determinou que a modernização da nossa OrdEM iniciasse mesmo antes da nossa lista apresentar a candidatura, graças à iniciativa do Conselho Directivo cessante, que tomou a decisão de realizar as eleições de forma remota, com a votação on-line, o que foi um marco ímpar na história de Moçambique, pois, foi a primeira vez, que uma organização como a nossa, usou esta tecnologia de votação online, com a devida garantia de transparência e com os instrumentos necessários de auditabilidade e avaliação do processo eleitoral.

A abertura, neste mandato, dos Colégios de Informática e Computadores e de Geotecnia e Minas, que se juntam aos outros 5 já em funções, pretende conferir à OrdEM a estrutura necessária para acompanhar o desenvolvimento global nesta era marcadamente digital e dominado por inteligência artificial, bem como, criar a capacidade necessária para participar na gestão dos recursos minerais do País.

Minhas Senhoras, Meus Senhores

Estimados colegas,

Permitam-nos que usemos uma citação bíblica “a seara é grande e os trabalhadores são poucos”

Para a realização das várias actividades que teremos pela frente, queremos contar com a colaboração de toda a Sociedade Moçambicana, em geral, e, em particular, com todos os nossos membros, independentemente do local onde se encontrem e da sua condição em relação a OrdEM, se estagiários ou efectivos.

A nossa Ordem será mais forte com o trabalho de equipa. Por isso, endereçamos um convite especial aos nossos jovens engenheiros, que são o garante da continuidade da nossa organização, da inovação e da criatividade tão importantes quanto a experiência dos nossos membros mais velhos, com quem gostaríamos de continuar a contar também.

Para terminar, quero agradecer aos 30 colegas que constituem o actual Conselho Directivo, por terem aceite “embarcar” comigo neste projecto, que irá exigir de todos nós sacrifícios, não remunerados, em prol da nossa organização e especialmente em prol da engenharia em moçambique.

Cá estamos para trabalhar, neste mandato, Por uma OrdEM Forte, Inclusiva, Dinâmica e na Vanguarda do Desenvolvimento do País.

 

Muito Obrigado.

Maputo, 12 de Agosto de 2021